O Cidadão Incomum

o cidadão incomumEscrito por Pedro Ivo e publicado pela Editora Conrad, O Cidadão Incomum  conta a história de Caliel, ator iniciante de classe média, que enfrenta todas as incertezas, batalhas e decepções de quem opta por viver essa profissão. Sua vida muda drasticamente quando, em uma manhã, acorda flutuando entre o teto e a cama. A partir daí, Caliel  corre contra o tempo para descobrir  o que são esses novos dons.

Pode parecer muito divertido e vantajoso ter poderes sobrenaturais no mundo real, mas não é o que O Cidadão Incomum propõe. Voar em um mundo onde as pessoas andam pode ser bastante solitário. E como pensa uma pessoa tão poderosa? Qual a sensação de voar? E o principal: O que você faria se pudesse levitar de sua mesa de escritório e alçar voo?

As soluções fáceis, característica de histórias como esta, são ignoradas por completo pelo autor, que se preocupou em imaginar o impacto social que uma pessoa como Caliel pode causar. A trama arma um complexo jogo de causa e efeito que afeta todos os setores da vida do personagem e de seus conhecidos.  – “É uma história inteiramente inspirada na realidade. Fiz questão que o leitor identificasse lugares, épocas e posturas. Não importa quem você seja, se gosta ou não de quadrinhos, minha principal fonte de inspiração,  é muito provável que se identifique com Caliel. Tenho pra mim que todas as pessoas do mundo, ainda mais nesses tempos, já se imaginaram fazendo coisas impossíveis.” –  completa Pedro Ivo.

Um Conhecido Vilão

divulgacao-face-02Neste primeiro volume (serão 3), Caliel não enfrenta um antagonista pontual, mas todo o sistema no qual ele nasceu e faz parte. Seu maior desafio é lidar com os erros que, por razão dos poderes, ganham proporções bem maiores. Outro grande entrave é a lógica ferida pelos dons que obriga Caliel a rever seus paradigmas mais básicos.

A obra, além de divertir com uma narrativa dinâmica e imprevisível (com ilustrações feitas pelo próprio autor), propõe um avançado questionamento sobre o certo e errado na sociedade atual, e qual o real papel de um cidadão comum na sociedade.

Ficção x Realidade

divulgacao-face-03Os heróis do cinema e dos quadrinhos parecem que são abençoados por coincidências que frequentemente lhe salvam a vida no último momento. Pedro Ivo, no entanto,  optou por evitar o uso deste e de outros recursos que facilitam a narrativa. – “Caliel olha para a janela e vê a mesma São Paulo que você. O mundo real não é lugar para soluções fáceis. Todas as decisões de Caliel geram consequências imprevisíveis e essa é a graça da coisa toda.” – explica o autor.

Mas como explicar os poderes? – “Todos os poderes de Caliel são inspirados em lendas e relatos que moldam parte da nossa cultura. O universo da conspiração e do sobrenatural é rico e bastante popular, como por exemplo o Caso Varginha, a Operação Prato… Em toda religião há uma figura superpoderosa como personagem central.”

O Cidadão Incomum é o pontapé inicial para um novo e rico universo de super-heróis genuinamente nacionais. A ideia, segundo o autor, é trazer personagens profundos, com poderes fantásticos, mas problemas reais. “Caliel é o primeiro de uma fileira de personagens que acordam com poderes e se veem em maus lençóis. Estamos conectando essas histórias, que se desdobram em livros e quadrinhos”, explica o autor. Mas por enquanto, a bola está com Caliel.

O Cidadão Incomum está a venda nas melhores livrarias do país e online.

Contato: Pedro Ivo Barbosa  Tel:(11) 9 8880-7908 E-mail: allkair@gmail.com

 

 

Um comentário sobre “O Cidadão Incomum

  1. Pingback: #Vemprarua |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s