Sobre Caliel, O Cidadão Incomum

simboloUma das coisas que faz de Caliel um herói sensacional (modéstia à parte) é o seu uniforme, ou, como ele mesmo chama, roupa de vôo. Procurei projetar alguma coisa que, além de 100% funcional, desse coerência à atmosfera da história. Menos alegórico, mais efetivo. O legal é que qualquer um pode, se bater um pouco de perna, comprar essa roupa. Eu mesmo fiz isso para gravar o trailer. Tudo o que Caliel carrega pode ser adquirido sem muito esforço. Outra coisa bacana é que o traje funciona muito bem visualmente. Esconde quase todo o corpo. Pensei –  “Se eu precisasse voar pela cidade de São Paulo à noite sem ser visto, que tipo de roupa me camuflaria?” – E vamos combinar: Lycra, capa, elmos, braceletes… não rola. Se você tem poderes e quer ser levado a sério, provavelmente não usaria cueca por cima das calças. Ou usaria, se sua intenção é matar os criminosos de rir.

caliel01-fin-baixaNão é fácil compôr um personagem como Caliel e apresenta-lo de forma madura. Meu objetivo sempre foi construir uma história de super-herói e falar de superpoderes de uma forma inteligente, lúcida, divertida e realista. Você lê o livro e fala: “Taí, eu faria isso. Eu teria essa reação.”

Os poderes de Caliel, como e por que surgiram, ainda é um mistério que aos poucos vamos esclarecer (tem mais dois livros e algumas HQ´s pra sair). Mas em nenhum momento faremos uso de misticismo ou outra “saída” fácil para explicar como um ser-humano pode voar e produzir luz própria. Claro, é ficção, mas não vou subestimar meus leitores. Gosto de procurar um sentido prático, justificar de forma coerente cada evento, cada manifestação.

O Cidadão (In)Comum estréia nas prateleiras dia 27/10 na livraria Nobel Salgado Filho. Aqui está o evento do lançamento no face (e aqui no 3v14, o flyer com todas as infos) 

caliel02-baixa

Deixe um comentário

