XXIV Bienal Internacional de São Paulo

 

trigesima-bienal-iminencia-poeticasGosto de pensar que os trabalhos que pego são oporunidades. Oportunidade de aprendizado, humildade e experiência de vida. É isso que o trabalho te dá. Vida. Para mim que passo a maior parte do tempo trabalhando em casa (o que gosto muito) na frente do computador, pegar uma montagem de um evento de grandíssimo porte não é brincadeira. Dói costas, braço, você fica com sono, tem que afinar a disciplina.

foto (5)Tenho imenso orgulho de dizer que fiz parte da montagem da Trigésima Bienal Internacional de São Paulo. Integrei a equipe da Elastica, montando obras de 111 artistas. Lembro de ter ouvido que esta é a bienal com o maior número de peças, quase 4.000. E demos conta.

É de qualquer maneira uma reciclagem artistica para mim, sempre mais antenado no que é pop, rápido e funcional. Me afasto da arte subjetiva, dos signos multissensoriais e toda aquela pompa. Encontrei muitas esculturas, obras complexas, daquelas que a gente torce o nariz, e outras tão encantadoras e alucinantes que levaram dias para serem digeridas. O mais incrível foi participar ativamente junto com o artista em alguns momentos. Foi o caso da obra de Bennet Rossell, que fez questão que eu e mais três pessoas assinassem a co-autoria da sua montagem. Alguns se tornaram amigos, como o artista Icaro Zorbar. Que, aliás, tem uma das montagens que mais gostei.

Foi, sem dúvida nenhuma, a experiência mais formidável e desafiadora da minha carreira. Agradeço ao pessoal da Elastica pela oportunidade, organização e respeito. Agora, quando você for a esta bienal, vai ver um pouco de 3v14 nela. Alegre

foto (6)foto (7)foto (8)foto (12)foto (13)foto (10)foto (9)foto (11)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s