Lanterna Verde, o Filme.

 

greenlanternQuando sairam as primeiras críticas do filme Lanterna Verde, pensei: “Poxa, agora eles erraram a mão de verdade.” – O trailer parecia interessante, o visual ok, nada ali dizia que seria um grande filme de super-herói, mas não entendia a revolta que o longa havia despertado nos críticos.

O fato é que acabo de assistir e agora entendo, em partes, a frustração. É de se imaginar que nós, leitores, que acompanhamos todo o processo de evolução da personagem, que vimos os heróis ganharem tônus mais críveis e realistas, tanto nas telonas como nos gibis, não gostemos de ver um herói da alcunha de Hal Jordan ser colocado em um contexto tão preguiçoso, pouco palatável e infantil (se muito, juvenil).

A trama do filme não difere de nada do que eu era acostumado a ler quando mais jovem, e por isso me senti desrespeitado. Mas, peraí! Sou um leitor de 30 anos. Onde está minha vergonha na cara? Natural é meu senso crítico evoluir. Não posso esperar que todos os meus heróis me acompanhem. Já temos Batman e X-Men que representa bem a seriedade que quero ver no cimena. Isso sem falar em outras novidades e coisas que não caem no circuito mundial. Qual é o problema de algum desses personagens se comunicarem com os leitores mais jovens, se a função de heróis como Lanterna Verde é justamente esta?

O primeiro pensamento que tive quando o filme acabou, foi: “Hmn… O que eu estava esperando? Um Lanterna Verde carrancudo, vestindo um uniforme escuro e dentro de uma trama complicadíssima? O que o anel que realiza os pensamentos de uma pessoa tem a ver com tramas complicadas, cheias de intrigas e surpresas? Nada, ué!” – Bobo sou eu que esperava ver um filme adulto do Lanterna Verde.

Enfim, se você é fã  e vai assistir ao filme, recomendo que tente se lembrar das suas primeiras impressões, da curiosidade de ver os constructos, de como seria se o personagem virasse filme. Porque é isso que o longa propõe. No more, no less. Divirta-se.

Deixe um comentário

