Manifesto do Por Quê.

É sabido que manifestações podem derrubar governos e reis. Nenhuma revolução se faz sem mobilização. Mas, peralá! Não virou bagunça, não?

Sabadão se tornou o dia das manifestações aqui em São Paulo, e a Avenida Paulista é o palco fixo de todas elas.  Não é de hoje que acontece, mas parece que agora os manifestos ganharam tons mais religiosos. E vale qualquer tema. Pelo direito a liberdade, pelo direito de fumar maconha, pelo direito de ser skinhead e, agora, pelo direito de se vestir como uma, hã, vadia.

Claro que todos nós temos o direito de nos expressar da maneira como bem quisermos, mas, antes de levantar uma bandeira e começar uma bagunça, eu sempre penso: Quais os benefícios REAIS que uma manifestação como a da liberação da maconha, por exemplo, pode trazer para minha vida? Nada contra a maconha em si. Apesar de eu não fumar, pessoas próximas de mim têm o hábito, e por mim, na boa. A questão maior é que não vejo relevância social, não considero este um tema importante. Porque fumar maconha é um hábito, comer chocolate também. Não é uma necessidade que mereça comoção. Nesse setor, eu apoiaria muito mais uma manifestação anti-tabagista.

O mesmo deve se dizer para a Marcha das Vadias, que acontece neste sábado, dia 04, cuja ideia saiu daqui. Pela festa, tudo bem. É engraçado, e é bem provável que eu apareça por lá.  Mas qual o resultado intrínseco que as mulheres que gostam de um decote esperam?  Porque o direito de usá-los elas já tem e, bom, se uma prostituta usa uma roupa parecida, basta equalizarem entre si o que é moda, o que é ousadia, o que é sensualidade e a nós, homens, um pouco mais de educação e bom senso.

A questão é: Manifestações resolvem tudo? Tudo o quê? Comente.

Deixe um comentário

