Quem sou Eu?

As máscaras, os compromissos, os prazos e a busca desesperada por coisas invisíveis, como estabilidade, crédito e status, nos toma um tempo precioso. Passamos 2/3 da vida procurando ou tentando manter coisas que não sabemos ao certo o que são ou por que existem. Temos a convicção de que, em algum ponto do futuro, o sucesso profissional e a opinião alheia nos darão respostas exatas sobre o que somos e o que viemos fazer. Mas isso invariavelmente não acontece.

“Quem sou? O que sou? O que é isto na minha frente?” – A maioria de nós segue a vida sem se dar conta a tais questionamento, considerando-os, talvez, obsoletos ou demodês se comparados ao grande volume de informações que temos durante o dia. Mas não se iluda. Quem você é é tudo o que precisa saber.

Quando pequenos, nos apresentaram a uma caneca e disseram: “Isto é uma caneca e serve para beber.” – Aceitamos. Logo depois, na adolescência, nos disseram: “Você precisa ser bem sucedido. Precisa ser alguém.” – E, sem nem pestanejar e morrendo de medo, aceitamos também. A televisão, a moda e a sociedade também impuseram seus parâmetros. E assim nos fizemos, como um sólido produto de uma felicidade obrigada pela imposição do “tem de ser”.

Mas onde se encaixam os talentos, os desejos e opiniões pessoais? Quando uma necessidade é tão grande a ponto de perturbar o simples exercício de ser quem se é? Sem julgamentos, sem apegos, sem arestas ou aspas. Quem, fundamental e essencialmente falando, é o indivíduo que lê este post agora? Aposto que grandioso, único e dotado de uma perspectiva magnífica sobre a realidade.

O autoconhecimento é uma jornada que todos travam, mas poucos, muitos poucos, a fazem com consciência e coragem.

Não sei você, mas, a cada passo que consigo dar nessa viagem, minha mente se abre a um número infinito de possibilidades. Quanto maior é minha consciência sobre mim, mais ampla minha percepção sobre o mundo e as pessoas se torna. Quanto mais único me sinto, mais igual a tudo eu me percebo. E isso, invariavelmente, acontece.

Quer uma brincadeira? Sente-se diante da caneca mais simples que encontrar e esqueça tudo o que você sabe sobre canecas. Tente descobrir para que serve aquela aba do lado, e por que ela é feita de porcelana. Se você redescobrir uma caneca, vou querer muito conversar contigo sobre todas as outras coisas do mundo.

Mas comece pelo começo.

Deixe um comentário

