Máscaras da Verdade

Atrás da máscara, tem o quê? Que ímpeto estranho é esse de nos acharmos bons o bastante para manipular a realidade, sendo que mal sabemos de onde vem o nome rea-li-da-de? Não entendemos o que é isso, não sabemos para que serve, nem porque existe. Então, o que fazemos diante de um abismo ou de um desejo? Eu gostava de pensar que a postura ideal era nos curvar a tudo o que nos fosse proposto, achando que, de alguma forma, atraimos aquilo. Bem, pode ser que assim as coisas fiquem mais emocionantes e confortáveis, mas desconfio. Desconfio hoje de tudo porque – e me perdoem aqui o clichê – nada é o que parece, mas, ao mesmo tempo, SÓ É o que parece. Nada realmente é uma surpresa. Ninguém brinca com a verdade sem deixar as digitais. E meus olhos são naturalmente atentos a isso. Não por desconfiança. Pergunte a qualquer escritor curioso.

Eu acho isso divertido. Rio de como as coisas mudam, não importa o quanto isso possa me afetar. Acho graça, tem leveza nisso. O medo que sentimos e a covardia sempre tentadora e quentinha, vem acompanhada de um rostinho bonito e sedutor. E assim, nos achando o máximo, nos infectamos e tudo vira dispersão.

Acontece comigo, com você, com todo mundo.

Mas, como disse, hoje desconfio da coragem. Desconfio do mais bravo e dou valor ao mais fraco. Presto atenção apenas na minha superação, nas minhas tilhas, neste amor imenso que tenho pela vida e meus amados. Mas, uma pergunta não sai da minha cabeça. Se achamos possível manipular verdades – e o fazemos inconscientemente – o que aconteceria se eu brincasse com isso pra valer? Se de repente achasse que não vou conseguir respeito com a linha pacífica e divertida, e optar por uma postura mais tempestuosa e agressiva com o mundo? O que será que aconteceria? Tenho monstros interessantes aqui.

Não sei. Assim que a tormenta passar por aqui e tudo voltar ao círculo da paixão, quem sabe? E, antes que perguntem, não estou falando no âmbito amoroso. Não mesmo. Isso são outros quinhentos e que nunca vem ao caso neste blog. Mas, como nada é o que parece e ao mesmo é, vai saber qualé o real objetivo deste post.

Deixe um comentário

